segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Recomeçando os trabalhos...

Assumi a coordenação da equipe de Estratégia de Saúde da Família ( ESF) "Beira Rio" em Corumbá - MS em 01 de novembro de 2012. Trabalhei em outra estratégia durante 5 anos e 2 meses no mesmo município, quando percebi a necessidade de mudanças, de voltar ao início e colocar em prática tudo que havia aprendido e desta vez não só com a teoria fundamentada em 4 anos de faculdade, mas também com os 5 anos pós formataura num nível mais experiente e amadurecido profissionalmente.A real necessidade do novo...
De acordo coma portaria 2.488 de 21 de outubro de 2011 que dispõe sobre a Atenção Básica:
  • "A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios definidos, pelas quais assume a responsabilidade sanitária,"
Desta forma, aprendi que a reeducação com a clientela afim de sanar dúvidas, de informar para prevenir ou tratar, ainda é o melhor meio para promover saúde. Ainda que haja  clientes resistentes ou desinteressados nessas informações fornecidas por meio de ações educativas, palestras, roda de conversas e até mesmo diálogo em consultório, aprendi que sempre uma "palavra-chave" vai chaamr a atenção do indivíduo que por sua vez, mais cedo ou mais tarde retornará na unidade para conversar com um profissional da equipe de saúde para mais esclarecimentos ( médico, enfermeiro, odontólogo, agente comunitáriode  saúde, técnico de enfermagem etc).
 Como sugeri no título desta postagem, decidi recomeçar meus trabalhos na atenção básica com a base de que precisamos reeducar e informar o usuário da nossa unidade. Para este fim, criei este blog para divulgar nossas ações, trocar experiências, dúvidas e até discussões com um único objetivo: melhorar nosso modo de trabalhar a prevenção e promoção de saúde nas ESFs.
Tô com um gás danado e uma vontade grande de fazer a minha parte  e espero que juntos, possamos somar conhecimento e experiências...Espero que esta ferramenta ajude não só a minha equipe de saúde a divulgar nosso trabalho e de deixar registrado  de um jeito moderno e de fácil acesso a todos e que esta ferramenta de hoje em sempre, funcione como o mais novo "material de bolso"...
Abraços e vamos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário